Não tem cerveja, dá-le shisha!

Como em muitos países muçulmanos, o consumo de álcool no Egito não é algo

Interior de uma ahwa em Alexandria

Interior de uma ahwa em Alexandria

amplamente adotado. Não digo que não haja consumo de álcool, que é bem visível entre os jovens, mas não é algo que a maioria dos egípcios se sente à vontade de fazer publicamente.

Para se ter uma ideia, em Cairo é popular um serviço de tele-entrega de bebidas alcoólicas, em sacos pretos para esconder o conteúdo! É galera, fazer do constrangimento de muita gente comprar álcool um negócio foi uma sacada e tanto, Drink’s é o nome da empresa.

Bom, mas como não se vê botecos no Egito, a válvula de escape diária são as ahwa (na verdade ahawi, que é o plural no árabe egípcio), que são os cafés onde o pessoal vai tomar bebidas quentes e fumar shisha, o famoso narguilé (termo usado na Líbano e na Síria).

Ahwa em Cairo

Ahwa em Cairo

Na maioria das “ahwa“, vê-se um monte de homens, o que indica que é um espaço masculino, vamos assim dizer. É onde muitos egípcios se encontram com os amigos, se sentem livres pra falar um monte de merda, falar de futebol, jogar taula (ou gamão), assistir jogos de futebol….Mulheres em ahwa, apenas nas ahwa mais cool e nos cafés, que já são um território das classes altas.

Mas o que vem me surpreendendo é que a ahwa é mais que um local de socialização, é uma instituição presente diariamente na vida dos egípcios. Muitos egípcios frequentam a ahwa ou todo santo dia ou quase todos os dias, sério mesmo! Gastam algo entre 10 e 20 libras egípcias por dia (pode ser mais ou menos que essa quantia, dependendo do lugar que frequenta o cidadão), que significam pelo menos 10% de seus gastos mensais, sem brincadeira!

Então, já que não a ahwa não tem cerveja, dá-le (como diria o rapper Pitbull) shisha!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s