Índia – Apego à família

Uma das coisas que mais me chamou atenção durante o tempo em que estive na Índia foi o quanto os indianos são apegados às suas famílias. E como são!

Na foto, avó e neto. Ambos são da família que mantém um dos principais templos de Jaipur há mais de 300 anos

Na foto, avó e neto. Ambos são da família que mantém um dos principais templos de Jaipur há mais de 300 anos

A sociedade indiana é centrada na família, cujo nome sinaliza a casta a que pertence, assim como o poder e as conexões possibilitadas pela casta. Na Índia, não se vê a ideia de “negócios à parte”; pelo contrário, amizade, negócios, política e sobretudo, famílias se misturam e formam as teias de conexões que regem as “regras” no país.

Famílias controlam a política (a exemplo do nome Gandhi), os negócios e até Bollywood! Basta olhar os astros e estrelas com nomes Kapoor, Khan, Bacchan, entre outros que compõem os clãs da indústria de bollywood.

A maioria dos indianos jamais saiu e jamais sairá de seu país devido ao apego à família. Alguns me perguntaram como (nós estrangeiros) saímos de nosso país, longe de casa por um bom tempo… Para muitos indianos, isso nem sequer passa pela cabeça, não temos a ideia de quanto é traumático para eles ficar longe da família, nem que seja por um curto espaço de tempo. Não vamos nem falar então de conflitos e pressões familiares…

Nas casas indianas, costumam viver a família núcleo e a família extensa, com tios e tias, primos e primas e avós, geralmente paternos; e assim que casam, as mulheres passam a viver com a família do marido. Nas parcelas mais ricas da população, vêem-se casas de 3, 4 ou 5 andares; e nas mais pobres, dezenas de pessoas dividindo um pequeno espaço. Até nas metrópoles, é possível ver famílias ricas comprando andares e até prédios inteiros. Assim é a vida, opa indian style!

2 respostas em “Índia – Apego à família

  1. Pingback: Ah, o inglês indiano! | A nomad in the world

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s