Corrupção na Índia

Quando se pergunta qual o maior problema da Índia, muita gente pensa automaticamente nas seguintes respostas: pobreza, miséria… Não há como negar que a pobreza no país é crônica e evidente em todas as ruas, mas o maior problema de todos na Índia é a corrupção!

A corrupção por lá não é grande, é massiva! Na política, a roubalheira está no mesmo nível que se vê no Brasil (e pior em ambos os casos é impossível), mas também se espalha ao longo de muitas hierarquias e autoridades governamentais e no setor privado.

Muito mais que questões legislativas, a corrupção também envolve questões culturais que se na Índia entrelaçam casta, conexões (diz-se contatos pessoais) e poder impostos e mantidos pelo sistema de castas, além da religião e de regionalismos.

Assim como no Brasil, governos cercados de escândalos, propinodutos e cartéis que ditam o funcionamento de concessões e licitações de serviços públicos despertam nada mais  que apatia e descrédito perante a população. De um outro lado, nada se faz para buscar uma outra realidade…

A corrupção é o que trava de fato o crescimento da Índia

A corrupção é o que trava de fato o crescimento da Índia

É visível o desconforto que muitos indianos sentem ao lidar com as autoridades, sobretudo com policiais, que tem o poder, por exemplo, de parar qualquer condutor de veículo e fazer interrogatórios inúteis até achar um pretexto para negociar propina. A reação do cidadão abordado é aquele “puta merda!”

O mesmo se repete com outras autoridades, que tem poder para atenderem o cidadão da forma que bem entendem, como e quando quiserem; se quiserem! Se não, forçam a barra para propina, eis o porquê de eu não ter estendido o meu visto por lá, por exemplo. É justamente a corrupção que trava quaisquer melhorias ao país, seja a construção de obras que melhorem a infraestrutura ao longo do país, seja a construção de hospitais e escolas – os montantes de dinheiro que deveriam ser investidos na melhoria das condições de vida dos cidadãos indianos são gastos em luxos e extravagâncias pessoais, como se vê no Brasil.

Mas qual a solução? Tal qual no Brasil, a corrupção na Índia se sustenta em valores aceitos e cultivados que mantêm condutas destrutivas ao bem-estar de qualquer sociedade, como ensinar uma criança a mentir a idade na estação de trem para não pagar a passagem, tentar sobretaxar estrangeiros, etc. Como bem escreve Chetan Bhagat, indianos devem aprender a pensar como indianos e a escolher quem seja capaz de fazer o melhor pela Índia, ao invés de pensar limitadamente à casta, à religião, ao estado ou etnia – e ainda usar estes fatores como critérios de voto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s