O melhor do Egito são os egípcios

Ao pensar em desenvolver o turismo num determinado local, muito se pensa logo em hotéis, resorts boates, souvenirs, eventos… Mas a um ponto crucial costuma não ser dada atenção: as pessoas que vivem no local.

Qualquer lugar é o reflexo de sua gente, por bem ou por mal, e não do que tenta aparentar através de mídia e estrutura imobiliária. Um lugar não preciso ser branco, dourado e cercado de grifes famosas para ser interessante, ao contrário do que muita gente imbecil pensa – a exemplo da tal de Beverly Hills catarinense.

É impossível não notar a receptividade por parte da maioria dos egípcios

É impossível não notar a receptividade por parte da maioria dos egípcios

Primeiro de tudo, um lugar para ser atrativo precisa de pessoas interessantes, que tenham história, tradições e lições a mostrar aos visitantes – eis o que aprendi na Índia e no Egito. Precisa de pessoas que saibam lidar com o diferente, ao invés de bairristas e provincianos que se acham os “donos do pedaço”; que saibam mostrar ao mundo quem realmente são.

A receptividade dos egípcios é o que mais me marcou no Egito, ao invés das pirâmides, do Rio Nilo, das belezas de Alexandria, dos desertos e de tudo o mais que vi no país. Ao perguntar um endereço, qual ônibus pegar, qual estação de metrô, pude ver centenas de vezes o quanto orgulham de receber estrangeiros, mesmo que o país esteja vivendo um momento difícil.

E ao ver um estrangeiro se esforçando em aprender o árabe, então, sem comentários! Ser recebido e tratado desta forma aniquila de vez qualquer imagem negativa que queiram veicular sobre o Egito. Visitar este país é uma lição básica para se aprender o que é turismo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s