5 minutos, 5 minutos indianos e 5 minutos egípcios

São 16:00 h e um indiano ou egípcio fala que vai chegar dentro de 5 minutos. A que horas você imagina que ele/ela chegará? Às 16:05 h? Hahaha, normalmente não.

Na lógica de muitos indianos ou egípcios, estes 5 minutos acabam se passando em 40 minutos, 1 hora, 2 horas ou muito mais que isso…Pontualidade não é comum em ambos os países. Mas por quê?

Porque na maior parte da Ásia e do Oriente Médio – e vamos incluir também Brasil e América Latina – as pessoas não têm uma percepção de tempo linear, não regulam a sua rotina com base em horários fixos. Em muitas destas culturas, momentos são desfrutados e vividos como únicos, e a vida – assim como as coisas mais simples na rotina de um cidadão – se leva ao sabor do destino ou do “maktub“. A vida é percebida como algo muito mais amplo que trabalho, estudos, compromissos… Ou seja, nessa percepção de tempo a vida não cabe numa agenda.

Na maior parte da Ásia e do Oriente Médio, o tempo passa ao sabor do destino e dos momentos

Na maior parte da Ásia e do Oriente Médio, o tempo passa ao sabor do destino e dos momentos

Da mesma forma, é interessante notar como a dinâmica tempo e rotina passa de um modo incontrolável. Imprevistos e surpresas acontecem a toda hora, nunca se sabe o que vai acontecer nas próximas horas, e nunca existe um dia igual ao outro, nunca mesmo! Rotina é algo que não existe!

Estrangeiros costumam não entender e ter dificuldades em se adaptar a essa diferente percepção de tempo, sobretudo europeus e norte-americanos. Reclamar e fazer julgamentos jamais serão caminhos para a solução, pelo contrário, levam ao isolamento da cultural local e a reações inconvenientes. Posso dizer que o melhor de tudo é surfar os imprevistos como faz qualquer pessoa que se criou naquela dinâmica. (…) Don’t you worry, don’t you worry child, See heaven’s got a plan for you! (…)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s