A comida na Índia

Como mais de 80% da população indiana segue a religião hindu, predomina no país a alimentação vegetariana, como prega a religião hinduísta. O mesmo vale para os sikhs, seguidores do sikhismo e que representam 2% da população indiana; logo, fica a dica para quem for ao estado do Punjab, onde eles se concentram.

Aos carnívoros de plantão, como eu, só resta se contentar com o frango disponível em alguns restaurantes e em áreas muçulmanas. Mas nada de carne suína ou bovina (por mais que se vejam vacas por todos os lados)!

Chapati (semelhante ao pão sírio), 2 tipos de molho bem temperados e um doce para acompanhar

Chapati (semelhante ao pão sírio), 2 tipos de molho bem temperados e um doce para acompanhar

No almoço e na janta, os indianos costumam comer pequenas porções divididas da seguinte forma: algum vegetal cozinhado com molho, chapati (semelhante ao pão sírio, mas bem fino) e algum doce ou salgado. Mas por que pequenas porções? Porque a comida indiana em geral é oleosa e bem temperada! Dá-le tempero!

A comida temperada costuma ser um dos principais choques culturais que estrangeiros sentem na Índia, porque o tempero é forte mesmo e a quantidade…. Eu que sou fraco para tempero que o diga! Para quem não é habituado a comer temperos, evitar as comidas fortemente temperadas e nunca esquecer o copo d’água para acompanhar a refeição.

Deixe um comentário