Minha chegada à Ucrânia

Pois é pessoal, minha chegada à Ucrânia foi um típico cenário aventureiro: desde a saída da Romênia acelerando para pegar os ônibus, ter de ensinar aos policiais ucranianos que brasileiros a turismo não precisam de visto, e depois de ter o passaporte carimbado, horas de viagem até Odessa, meu primeiro destino no país.

Kiev, Ucrânia

Kiev, Ucrânia

Bom, vamos falar sobre o visto! Devido a um acordo entre Brasil e Ucrânia, se não me engano desde 2011, brasileiros a turismo podem permanecer sem visto por até 90 dias. Comigo aconteceu o fato de os policiais na fronteira “não saberem”, ou fingirem não saber, deste acordo. Me perguntaram sobre o visto, expliquei-lhes sobre o acordo, titubearam quando respondi afirmativamente que tenho amigos ucranianos e me prontifiquei a contatá-los.

Leram uma lista que apontava países dos quais não é necessário visto, fizeram joguinhos checando se meu passaporte era verdadeiro (palhaçada!)… Foi só eu falar em ligar para a embaixada que eles se decidiram e carimbaram meu passaporte de vez.

Mais que recomendo viajar à Ucrânia, mas ter atenção que a polícia por lá é bastante corrupta. É bem comum policiais quererem arrancar dinheiro de quem parem no meio do caminho. A dica é:

– se possível, imprimir algo oficial que mencione o acordo entre Brasil e Ucrânia;

– ter o telefone da embaixada do seu país;

– carregue sempre cópias do seu passaporte, jamais seu documento original!;

– caso os policiais insistirem, pressione-os sobre ligar para a embaixada;

– e claro, jamais pagar propina!

Fique ligado e tenha uma ótima viagem nesse fascinante país que é a Ucrânia.

Deixe uma resposta

