A volta à Índia em 80 horas

Bom galera, ao longo dos meus 8 meses na Índia, fiz inúmeras viagens de ônibus e sobretudo de trem. As linhas ferroviárias ligam todas as regiões do país entre si, incluindo trechos de 3 ou 4 dias de trem.

Imagem da estação de trem em Jaipur

Imagem da estação de trem em Jaipur

Pois é, eu mesmo viajei 40 horas numa das viagens que fiz: de Jaipur a Bangalore. A viagem se deu por motivos pessoais, mas me surpreendeu muito por possibilitar enxergar a Índia de norte a sul, da cabeça aos pés literalmente. E de fato, foi uma das viagens mais marcantes da minha vida!

Saindo de Jaipur, ao norte do país no estado do Rajastão, estava mais que familiarizado com aquela Índia caótica, de multidões, cores e buzinas por todos os lados – e foi o que mais me marcou no país. Ao atravessar o país, pude ver imensas áreas florestais, dezenas de pequenas cidades e vilarejos que ainda não viram a globalização, as áreas agrícolas que produzem o que se come no país.

Por dentro de um trem Sleep Class

Por dentro de um trem Sleep Class

E ao chegar a Bangalore, no sul do país, vejo uma metrópole que por todas as esquinas deixa evidente que é um dos pólos de TI que movimentam a economia indiana. Business Parks e edifícios a cada esquina, ruas asfaltadas, casas com arquitetura britânica; em muitas partes da cidade, eu me sentia numa comunidade indiana nos EUA, no Canadá, no Reino Unido, mas não na Índia.  Senti saudade das buzinas, de atravessar as ruas em meio a carros, autorickshaws, camelos e elefantes.

Aí eu me dei conta de que cada estado na Índia é de fato um país: os lugares que visitei eram totalmente diferentes um do outro em todos os aspectos possíveis de se imaginar, desde a arquitetura até o comportamento das pessoas.  Cada estado é diferente do outro em todos os aspectos:  a paisagem, o clima, a arquitetura, as vestimentas, a comida, as línguas locais, as pessoas são diferentes.

Uma das tantas paisagens que percorri de trem

Uma das tantas paisagens que percorri de trem

40 horas que se passaram muito mais rápido do que poderia imaginar, e outras mais de 40 horas para voltar a Jaipur, de Bangalore a Delhi e de lá a Jaipur. Foi uma volta à Índia em 80 horas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s